Conceito
Centrais de Atendimento conceituam-se pela reunião de vários órgãos prestadores de serviços públicos, entidades da sociedade civil e empresas prestadoras de serviços de natureza pública e privada num único espaço.
As centrais de Atendimento tem como finalidade propiciar aos cidadãos e empresários, independente de seu nível social, econômico e cultural, um espaço que concentre, de modo articulado, ágil e eficiente a oferta de serviços públicos e/ou de utilidade pública oferecendo atendimento sem privilégios ou discriminação de qualquer espécie.
Formas de atendimento:
- Atendimento presencial e Auto-atendimento (totens e caixas eletrônicos).
Objetivos
Geral:
Promover a melhoria da prestação de serviços públicos e do atendimento ao cidadão no município, através da criação de um Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC) onde será disponibilizado em um mesmo espaço físico o fornecimento de serviços públicos municipais, (estaduais e federais) voltados ao cidadão/contribuinte, de forma ágil e eficiente.
Específicos:
- Facilitar o acesso às políticas públicas voltadas à ação social, saúde, educação, trabalho e renda;
- Promover a articulação e a integração entre as secretarias municipais na busca de soluções e retorno das informações junto ao seu público usuário;
- Profissionalizar a prestação de serviços públicos melhorando o atendimento ao contribuinte;
- Fomentar o exercício da cidadania através da ampliação da oferta de serviços ao cidadão contemplando todas as esferas de governo;
- Incentivar o crescimento econômico do município, através da facilitação da abertura de empresas.
Parcerias
Gestão
Premissas Básicas
As Centrais atuam como um compacto shopping de Serviços Públicos prezando sempre por três premissas básicas:
Concepção da Unidade
- Indicação dos serviços a serem prestados;
- Avaliação de demanda de atendimentos;
- Dimensionamento da unidade;
- Projeto de layout e programação visual;
- Definição dos padrões de qualidade e indicadores;
- Definição de perfil e quadro funcional;
- Programa de capacitação e treinamento;
- Elaboração do projeto básico, edital e licitação
Fotos de Unidades de Atendimento